Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Receita Federal lança Programa Alerta para empresas com inconsistências com Fisco

    A Receita Federal lançou, nesta segunda-feira (01), o Programa Alerta, que oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir erros nos dados informados ao órgão nas declarações e na apuração de tributos, antes que seja aberto um procedimento formal de fiscalização.

    O programa de autorregularização alerta as empresas que vendem produtos ao governo sobre inconsistências nas declarações, bem como os contribuintes do setor de bebidas e entidades de assistência social que se declararam isentas da contribuição previdenciária, mas não apresentaram o certificado de isenção. No Piauí, 17 empresas apresentaram inconsistências na apuração de tributos, que apontam para um divergência no valor aproximado de R$11.300.000,00. Com o programa, elas terão até o dia 30 de Novembro para realizarem uma autorregularização de forma espontânea.

    Essas inconsistências, decorrentes do cruzamento dos dados disponíveis nos sistemas do fisco, são preliminares e não constituem prova sobre a existência de infração à legislação tributária. Trata-se apenas da identificação de divergências entre os dados declarados pelo contribuinte e aqueles obtidos junto a terceiros ou em sistemas de controles fiscais especiais. Os procedimentos formais de fiscalização terão início a partir do dia 1º de dezembro.

    Neste primeiro momento, a Receita Federal iniciou a postagem de comunicação para alertar os contribuintes sobre possíveis inconsistências e orientar-lhes quanto aos procedimentos para a autorregularização. Com essa iniciativa , o órgão orienta os contribuintes a conferirem os dados transmitidos ao Fisco e, constando equívocos, promover a autorregularização, de forma espontânea.

    É importante destacar que essa iniciativa não altera condições de espontaneidade do contribuinte para promover a retificação das declarações prestadas ao Fisco; não altera a regularidade fiscal para os contribuintes que não receberam a comunicação relativa a qualquer um dos três programas; não restringe a hipótese de autorregularização apenas aos contribuintes que receberam a comunicação da Receita Federal.

    O Programa Alerta tem origem na experiência exitosa de Malha de Pessoa Física, procedimento em que, anualmente, cerca de 500.000 contribuintes se autorregularizaram, evitando-se milhares de autuações e as consequentes discussões no âmbito administrativo e judicial, com benefícios para toda a sociedade.

    FONTE: ASCOM - Receita Federal

    • Publicações1579
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações142
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-federal-lanca-programa-alerta-para-empresas-com-inconsistencias-com-fisco/100111052

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)