Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Padronização das Normas Contábeis

    O Conselho Federal de Contabilidade - CFC, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC e a Junta de Normas Internacionais de Contabilidade - IASB (no InglêsInternacional Accounting Standards Board) firmaram o acordo que tem especial significado para a Contabilidade nacional e demonstra a relevância do Brasil como liderança nas questões regulatórias globais, visto que o País torna-se o terceiro, dentre as demais nações, a manter convênio desta natureza com o IASB. O primeiro memorando foi firmado com os Estados Unidos e o segundo com a China.

    Com a condução do ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, que hoje é curador da Fundação Comitê Internacional de Normas Contábeis (organização vinculada ao IASB), foram apresentados os princípios do acordo de cooperação firmado entre as três entidades: o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, representado pelo presidente Juarez Domingues Carneiro; o Internacional Accounting Standards Board - IASB, representado pelo presidente David Tweedie; e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, representando pelo coordenador de Relações Internacionais, Nelson Carvalho, com a participação de presidentes e representantes das entidades brasileiras que o compõem (ver relação abaixo).

    Neste ano se encerram os prazos estabelecidos pelos reguladores brasileiros para que as empresas e as instituições financeiras brasileiras sigam o padrão internacional de demonstrações contábeis. Até o momento, já foram elaboradas pelo CPC mais de 50 normas que devem passar a vigorar até o fim de 2010.

    O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, que representa 417 mil profissionais contábeis e 73 mil empresas de Contabilidade em todo o território nacional, reconheceu o grande desafio que é readequar as normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais, e reafirmou o “compromisso do Conselho Federal de Contabilidade de buscar a melhoria da qualidade dos relatórios financeiros e contábeis e demais informações fornecidas pelas empresas”.

    • Publicações1579
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1340
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/padronizacao-das-normas-contabeis/2074758

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)